Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Made in Benfica - Rúben Dias

por P1nheir8, em 23.09.16

 

Rúben Dias é actualmente defesa central titular indiscutível e capitão do Benfica B, mesmo sendo o seu primeiro ano de sénior e tendo apenas 19 anos. Mesmo no ano passado, quando ainda era júnior, fez 27 jogos na equipa B. Está no Benfica desde 2008 e desde aí tem acumulado muitos jogos em todos os escalões onde tem passado, contando com dois títulos nacionais conquistados - Iniciados em 2011/2012 e Juvenis em 2012/2013. Assim como nos escalões de formação, também nas selecções nacionais os seleccionadores não prescindem de Rúben. Conta com passagens por vários escalões e foi recentemente o capitão de Portugal na fase final do Euro Sub19, que se disputou na Alemanha e onde Portugal caiu nas meias-finais, perante a França (que viria a vencer a prova).

 

O jovem defesa central natural da Amadora, desde há muito que é aposta dos responsáveis do Benfica para um dia chegar à equipa principal, tendo sido já convocado no ano passado para o jogo da Liga dos Campeões, frente ao Zenit, na Rússia. Olhando mais para as características de Rúben, é um jogador extremamente possante, com um volume corporal bem acima da média (1,87m e 83 kg). Nos duelos corpo a corpo, raramente perde um, mesmo contra jogadores bem mais velhos que ele, mas onde a diferença nem se nota já que tem muita força. Não é dotado de uma grande agilidade nem aceleração, mas depois de embalar, consegue ser rápido, sendo o problema o arranque. Tem uma boa impulsão e ganha inúmeros duelos no ar.

 

Com os pés (pé direito é o seu preferido, mas também sabe usar o esquerdo quando é necessário), vejo nele mais capacidade do que a que actualmente demonstra. Ele não compromete no passe, pois joga mais seguro, mas acredito que pode crescer nos passes que faz, arriscando mais nos verticais e colocando a bola na frente, em vez de ser ao lado e/ou para trás. Tenta também várias vezes os passes longos, tendo uma razoável assertividade. Quando ganha os lances, por vezes também arrisca a subir com bola, tentando desequilibrar no ataque. É bastante forte na marcação e no desarme, antecipando-se várias vezes aos opositores. Apesar da idade, demonstra já um bom posicionamento em campo. Tem facilidade em jogar num bloco alto, defendendo bem em profundidade e em amplitude, sendo ele a coordenar a linha defensiva. Acho que por vezes ainda coloca algo mal os apoios, pois coloca-os demasiado para a linha lateral ou final, quando tenta controlar a profundidade.

 

Onde considero que também pode melhorar, é no aproveitamento do seu jogo aéreo nas bolas paradas ofensivas. Tem capacidade e características para fazer mais golos que aqueles que faz actualmente, pois é muito difícil de travar quando ataca a bola embalado de trás. Tem na agressividade que por vezes utiliza outro ponto que deve melhorar. É extremamente agressivo na disputa dos lances (já leva 5 amarelos esta época) - em qualquer zona do campo - e tem de perceber que por vezes, em certas zonas, tem de ser mais contido, entrar com mais calma para não correr o risco de ser expulso e de fazer faltas perigosas que prejudiquem a sua equipa. Tem perfil de capitão, um verdadeiro líder e não tem receio em comandar a equipa ou fazer acordar quem precisa, sendo muito respeitado em campo. Não só para o mal fala, já que muitas vezes também congratula os colegas por acções bem conseguidas.

 

Acho que Rúben, mais tarde ou mais cedo, vai ter o seu espaço na equipa principal do Benfica, pois tem muita qualidade e ainda espaço para melhorar. Precisa de rever o seu problema com a agressividade em determinados lances, que podem custar caro para a equipa, uma vez que os árbitros, conhecendo já esse seu perfil, também estão mais atentos ao que ele faz, ficando condicionado. Para já, vai continuar a liderar a equipa B depois deste belo começo de época e a esperar pela sua oportunidade na equipa A.

 

 

Vídeo feito por mim sobre o Rúben Dias. Se quiserem subscrever o canal do blogue, como agradecimento, ficaríamos muito satisfeitos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:52


2 comentários

De jorgen80 a 25.09.2016 às 18:40

O problema destes vídeos é que são o best of. Mas partindo daí, e ao contrário do colega acima, na minha opinião, o jogador denota grande capacidade de leitura e consequente antecipação. É claramente um falso lento que tem velocidade suficiente para aguentar pelo menos até aos 30 anos qualquer adversário. Há muitas bola que recupera vindo de trás: Rápido mentalmente a reagir. Também bem com os pés, assume a bola sem qualquer problema, quer no transporte, quer no passe longo. Mais importante que tudo isso, é o que demonstra as suas expressões faciais dentro do campo. É um jogador super concentrado, de verdadeiro líder. Será uma questão de ser aposta ou não. Kalaica terá sempre prioridade. Mas saindo Luisão e Lindelof, tudo é possível.

Comentar post



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D