Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Made in Benfica - Florentino Luís

por R_9, em 18.09.16

 

O Made in Benfica será um novo espaço no nosso blogue. Nele, apresentarei jogadores da formação do Benfica de uma forma resumida, dando assim a conhecer alguns nomes que poderão ter futuro no clube. Tentarei que tenha intervalos semanais, saindo assim um artigo em cada semana. Espero que gostem.

 


 

Depois de ter nascido em Angola, ter passado pelo futsal do Tercena e pelo Real (já em futebol), Florentino Luís chegou ao Benfica em 2010/2011, iniciando-se nos escalões mais jovens de futebol de 7. Hoje, com 17 anos, é júnior de 1º ano, titular indiscutível na equipa de Juniores e com minutos, recentemente, na equipa B. Foi também, faz pouco tempo, coroado campeão europeu de sub17, tendo sido uma peça-chave da equipa comandada por Hélio Sousa, no Azerbaijão.

 

Florentino joga como médio defensivo e tem revelado o potencial que exibira nos Iniciados, após um período em que as exibições menos regulares retiraram as luzes dos holofotes de si. Tem um enorme raio de acção na frente da defesa e parece que está em todo o lado. É um daqueles médios silenciosos, que não se dão praticamente por eles, mas que muitas vezes ganha o meio-campo quase sozinho, pois encontra-se muitas vezes no sítio certo. Muito culto tacticamente sabe onde se posicionar e onde deve fazer as coberturas (tanto ofensivas como defensivas). Tem muito boa capacidade de desarme, mas ainda entra algumas vezes à queima (confiando muito na sua capacidade de roubar bolas), precisando de fazer por vezes uma maior contenção e fechar primeiro o caminho para a baliza. Com bola, ainda precisa e pode crescer, já que me parece ser mais forte a procurar os espaços sem posse, do que é quando tem o esférico nos pés. Se existirem espaços, e tiver mais tempo para decidir, consegue entregar bem, se o espaço estiver mais aglomerado, apresenta dificuldades bem maiores. Por vezes, tenta pegar na bola e fazer o transporte para o ataque e acredito que pode evoluir muito aí, já que tem capacidade e margem para o fazer. É dono de um perfil entroncado, que lhe garante força nos duelos. Neles utiliza também, e bem, o seu volume corporal, principalmente em lances divididos e/ou proteção do esférico, quando este se encontra na sua posse. É também relativamente ágil, não tendo uma aceleração muito forte, mas  consegue depois compensar isso com uma passada bem larga. É um jogador muito calmo e que, apesar de às vezes entrar mais duro, não se envolve em problemas no campo, tendo também uma maturidade bem acima da média.

 

Os dias passam e Florentino continua a evoluir. Agora já está num patamar mais alto, que poderia talvez ser maior se Pedro Rodrigues não fosse (e bem) o dono da posição 6 na equipa B. Mas não será de estranhar que Florentino continue a ter minutos esta época no escalão sénior. A continuar assim, e a conseguir evoluir em determinadas coisas que ainda não conseguiu assimilar tão bem, será rapidamente uma certeza do futebol do Benfica, já que a qualidade e o potencial são imensos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:02


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D