Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Made in Benfica - Florentino Luís

por R_9, em 18.09.16

 

O Made in Benfica será um novo espaço no nosso blogue. Nele, apresentarei jogadores da formação do Benfica de uma forma resumida, dando assim a conhecer alguns nomes que poderão ter futuro no clube. Tentarei que tenha intervalos semanais, saindo assim um artigo em cada semana. Espero que gostem.

 


 

Depois de ter nascido em Angola, ter passado pelo futsal do Tercena e pelo Real (já em futebol), Florentino Luís chegou ao Benfica em 2010/2011, iniciando-se nos escalões mais jovens de futebol de 7. Hoje, com 17 anos, é júnior de 1º ano, titular indiscutível na equipa de Juniores e com minutos, recentemente, na equipa B. Foi também, faz pouco tempo, coroado campeão europeu de sub17, tendo sido uma peça-chave da equipa comandada por Hélio Sousa, no Azerbaijão.

 

Florentino joga como médio defensivo e tem revelado o potencial que exibira nos Iniciados, após um período em que as exibições menos regulares retiraram as luzes dos holofotes de si. Tem um enorme raio de acção na frente da defesa e parece que está em todo o lado. É um daqueles médios silenciosos, que não se dão praticamente por eles, mas que muitas vezes ganha o meio-campo quase sozinho, pois encontra-se muitas vezes no sítio certo. Muito culto tacticamente sabe onde se posicionar e onde deve fazer as coberturas (tanto ofensivas como defensivas). Tem muito boa capacidade de desarme, mas ainda entra algumas vezes à queima (confiando muito na sua capacidade de roubar bolas), precisando de fazer por vezes uma maior contenção e fechar primeiro o caminho para a baliza. Com bola, ainda precisa e pode crescer, já que me parece ser mais forte a procurar os espaços sem posse, do que é quando tem o esférico nos pés. Se existirem espaços, e tiver mais tempo para decidir, consegue entregar bem, se o espaço estiver mais aglomerado, apresenta dificuldades bem maiores. Por vezes, tenta pegar na bola e fazer o transporte para o ataque e acredito que pode evoluir muito aí, já que tem capacidade e margem para o fazer. É dono de um perfil entroncado, que lhe garante força nos duelos. Neles utiliza também, e bem, o seu volume corporal, principalmente em lances divididos e/ou proteção do esférico, quando este se encontra na sua posse. É também relativamente ágil, não tendo uma aceleração muito forte, mas  consegue depois compensar isso com uma passada bem larga. É um jogador muito calmo e que, apesar de às vezes entrar mais duro, não se envolve em problemas no campo, tendo também uma maturidade bem acima da média.

 

Os dias passam e Florentino continua a evoluir. Agora já está num patamar mais alto, que poderia talvez ser maior se Pedro Rodrigues não fosse (e bem) o dono da posição 6 na equipa B. Mas não será de estranhar que Florentino continue a ter minutos esta época no escalão sénior. A continuar assim, e a conseguir evoluir em determinadas coisas que ainda não conseguiu assimilar tão bem, será rapidamente uma certeza do futebol do Benfica, já que a qualidade e o potencial são imensos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:02


10 comentários

De aquaporina a 18.09.2016 às 17:28

Mais uma excelente iniciativa. Continuem com o bom trabalho :)

De Anónimo a 18.09.2016 às 19:11

Excelente iniciativa! Parabéns e obrigado!
Já vejo este menino jogar há uns anos e sempre gostei muito de o ver. Se continuar a evoluir, vai ser mais um craque da nossa formação com futuro assegurado na equipa principal.

De António Madeira a 19.09.2016 às 00:05

É sempre um prazer ler as vossas análises, e com mais esta rubrica sobre os putos do Seixal, mais um motivo para vos procurar todas as semanas.

Quanto ao Florentino, auguro-lhe um grande futuro, como a outros da sua geração. O que mais me surpreende na sua idade é a maturidade que demonstra. É um dos meus favoritos para chegar à equipa A.

De Anónimo a 19.09.2016 às 10:20

Caro Pinheiro, grande iniciativa.

Apenas faço uma nota, porque nem todos (muitos talvez) conhecem o Florentino.

Era porreiro ser mais assertivo, por exemplo nesta parte: "a conseguir evoluir em determinadas coisas que ainda não conseguiu assimilar tão bem".
Ficamos sem percebem exactamente onde, e em que situações concretas o FL pode/deve melhorar.

Saudações,

De R_9 a 20.09.2016 às 22:25

Obrigado pelas palavras. :)

Quando disse aquilo no último parágrafo, vai de encontro ao anterior, onde falei das coisas que ele pode ainda melhorar. Quer seja com o passe em espaços mais reduzidos, quer seja com uma maior contenção em determinados lances ou em progredir por vezes com a bola onde acredito que ele pode ter mais para dar.

Cumprimentos.

De Ricardo Abreu a 19.09.2016 às 10:30

Grande trabalho como já nos tens habituado!!

De RS a 19.09.2016 às 10:46

Boas Pinheiro,

Tentando fazer aquele jogo feio das comparações com jogadores já estabelecidos, até onde achas que pode ir o Florentino e qual o jogador que mais se assemelha ao seu estilo de jogo? Parece-me que pode vir a ter melhor qualidade de passe que o Fejsa, mas no perfil de recuperação assemelha-se muito a este. O facto de jogar com o 14 leva-me a pensar num William mais agressivo e ágil. Pena apenas haverem highlights de um jogo, ainda por cima um "fácil". Por outro lado, dá bem para ver a sua qualidade no passe vertical.

De R_9 a 20.09.2016 às 22:32

Boas RS,

Eu acho que o William pode ser uma boa comparação, apesar do Florentino ser mais rápido, ágil e agressivo como dizes. Penso que o Florentino pode chegar muito longe mesmo, apesar de estar tapado agora na equipa B por um super craque.

Tentei arranjar uns jogos para fazer um vídeo, mas foi muito difícil e este foi mesmo o único que encontrei para ajudar um pouco.

Abraço.

De bcool973 a 20.09.2016 às 10:02

Boas Pinheiro,

Gosto do Florentino, mas acho o Pedro mais criativo.
Já dei por mim a pensar se o Florentino não poderá dar mais a jogar como médio de transição, pois normalmente tem critério com a bola e passa bem sendo pois um substituto não do Pedro mas do Guga.
Bom artigo.

Abraço,

De R_9 a 20.09.2016 às 22:35

Boas bcool,

Sim, é normal que o Pedro seja mais criativo. Não há muitos no mundo a jogar naquela posição que tenham a criatividade do Pedro e espero que o Benfica perceba que não o pode desperdiçar.

Eu acho que é a 6 que o Florentino mais rende, é ali que ele se sente bem e consegue ganhar tudo. Também num duplo pivot joga bem, como tem acontecido este ano nos juniores, mas mesmo assim, gosto mais de o ver sozinho, jogando na frente dele um 8 com outra capacidade ofensiva e outras caracteristicas.

Abraço.

Comentar post



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D