Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Andebol 2015/16

por Miguel Martins, em 27.07.15

 

Depois do ano zero (época 2014/15), o Benfica parte para esta época com ambição de voltar a lutar pelo título de forma real. Para isso, Mariano Ortega fez algumas mudanças no plantel.

Terminou a “limpeza” que tinha começado na época passada, tendo visto sair os elementos que tinham sido campeões em 2007/08, Carlos Carneiro e Pedroso. De saída, estão igualmente elementos de grande valia mas que na Luz nunca atingiram a plenitude das suas capacidades, Dario Andrade, José Costa e os espanhóis Álamo e Pujol.

Para colmatar estas saídas o Benfica atacou o mercado tendo feito aquisições cirúrgicas. Começando na baliza com Nikola Mitrevski, um guarda-redes de 29 anos, 1.88 metros e 84Kg, oriundo do HC Metalurg que participou na Liga dos Campeões e que traz excelentes referências. Da Macedónia chega igualmente Dragan Vrgoc, um pivot de 25 anos, 2.04 metros e 120 Kg que vem rotulado de excelente defensor e de ser eficaz no ataque.

Uma das lacunas da equipa na época passada, era a falta de um “bombardeiro” na primeira linha, alguém que fizesse a diferença que Zaikin fez nos anos em que cá esteve. Para isso ser colmatado, o Benfica contratou o lateral esquerdo brasileiro Uelington Ferreira, que com 28 anos, 2.02 metros e 100 Kg chega para isso mesmo. Além disto, e devido às suas características físicas, dará certamente também uma grande ajuda defensivamente.

Do mercado nacional chega o versátil Belone Moreira de 25 anos, 1.80 metros e 80 Kg. Conhecido para sua versatilidade, pode jogar a lateral direito sendo fortíssimo nas penetrações ou a ponta direito. Destaque ainda para o regresso de Hugo Lima, um central de grande qualidade e que na época passada esteve cedido ao Madeira SAD, tendo realizado uma época muito positiva.

A estes 4 reforços, junta-se a base da época passada. Hugo Figueira na baliza, Tiago Pereira e Gonçalo Pereira como centrais, Paulo Moreno a pivot, Elledy Semedo e Cavalcanti a laterais esquerdos, Borragan a lateral direito, João Pais e Tiago Ferro na ponta esquerda e Davide Carvalho na ponta direita.

É um plantel muito jovem, mas com muitos jovens de qualidade, como são os casos de Paulo Moreno que fez uma excelente temporada em 2014/15, Gonçalo Pereira, Cavalcanti, Tiago Ferro e Davide Carvalho, quatro das maiores promessas do andebol português.

A luta pelo título será complicada. A equipa é jovem, mas tem muita margem de crescimento, sendo que as esperanças de uma época de grande qualidade recaem sobretudo nos estrangeiros que chegam porque já sabemos que podemos contar com uma boa capacidade de remate de Borragan, de penetração aos 6 metros de Tiago Pereira e da irreverência de Elledy.

Como ponto menos positivo deste plantel, destaca-se a falta de um ponta esquerdo de maior experiência e valia. Por isso, todos esperarmos que Tiago Ferro mostre no imediato toda a qualidade que lhe é apontada.

Infelizmente, nem tudo saiu como o Benfica queria e merecia. Neste momento, tem uma grande incógnita que é o António Areia pois tem contrato mas quer assinar por um rival. Absolutamente lastimável a atitude deste jogador, espero que o Benfica não ceda a pressões e o obrigue a pagar tudo o que deve pagar ao clube para ir jogar onde quer. Aguardemos pelo resultado desta situação, pois pode vir a ser um marco de viragem nas modalidades de pavilhão em Portugal.

Porque o Benfica é mais do que futebol, tudo aos pavilhões!!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:12


2 comentários

De Tiago Gomes a 31.07.2015 às 10:06

É a primeira vez que vejo este blog e gostei muito. Continuem.
Gostava de saber mais sobre a situação do antonio areia. Ele não apareceu na apresentação do andebol do Benfica?
Parece-me ser uma equipa forte, mas não sei se suficiente para destronar o porto ou o sporting.

Abraço e continuem

De Miguel Martins a 31.07.2015 às 18:26

A valia da equipa estará muito dependente da valia dos reforços oriundos do estrangeiro, principalmente do Guarda-redes pois é um posto cada vez mais decisivo em todas as modalidades. Por exemplo o Álamo na primeira época permitiu ao Benfica lutar pelo titulo até ao fim.

Quanto ao António Areia aquilo que posso adiantar é o que é publico e saiu no jornal ojogo, ele quer sair para um dos nossos rivais mas tem contrato com o Sport Lisboa e Benfica. Temos de esperar por noticias oficias da parte do Benfica, elas não devem tardar.

Se ele sair como o jornal ojogo adiantou a solução pode passar pela colocação do Belone na ponta e a contratação de um lateral do estrangeiro, provavelmente um que não conte como estrangeiro.

Temos de explorar o mercado cubano na minha opinião de onde têm chegado para os rivais belíssimos jogadores.

Comentar post



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D