Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Análise a Ivan Šaponjić

por R_9, em 16.01.16

 

No verão passado, assisti ao Mundial Sub20 que se realizou na Nova Zelândia. Uma das selecções que mais acompanhei, foi aquela que se viria a sagrar campeã mundial, a Sérvia. Era uma equipa recheada de talentos. Tínhamos na baliza Predrag Rajković - melhor guarda-redes presente na prova - e defesas como Nemanja Antonov, Srđan Babić, Miloš Veljković, Vukašin Jovanović ou Milan Gajić. No meio-campo, um Marko Grujić a quem já se lhe reconhecia talento, apesar de pouco ter mostrado na prova e Nemanja Maksimović, jogador que até já defrontou o Benfica este ano pelo Astana. Mais para a frente de ataque, destacavam-se o diabólico Andrija Živković e Sergej Milinković-Savić. Sempre achei que a grande falha nesta equipa, era a falta de uma boa referência no ataque, já que qualquer um dos avançados que ia rodando, mostrava muito pouco. Um deles, era Ivan Šaponjić, que foi alternando a titularidade com Staniša Mandić. Marcou dois golos na competição, ambos de cabeça e depois de sair do banco de suplentes. Golos bastante importantes, que permitiram a continuidade da equipa na prova.

 

Ivan Šaponjić chega do FK Partizan, tendo passado antes pelo Zlatar Nova Varoš e Sloboda Užice. Fez a sua estreia na equipa principal a 30 de Novembro de 2013, quando tinha apenas 16 anos. Depois desse jogo, não voltou a jogar mais na equipa A durante a época. Começou a ser regularmente utilizado no plantel sénior a partir de Fevereiro de 2015. Foi somando minutos, mas sem nunca ser um titular indiscutível. Em 42 jogos pelo FK Partizan, soma 11 golos, dos quais 7 são na Liga. Sempre foi presença assídua nas selecções mais jovens e se destacou pelos golos marcados. Fez, em vários escalões, dupla com Luka Jović - jogador apontado ao Benfica -, como por exemplo na fase de qualificação para o Europeu Sub17 em 2014, onde marcou 5 golos. Também esteve bem na qualificação para o Europeu Sub19 de 2015, onde marcou 3 golos. Já é internacional Sub21, depois de ter jogado dois jogos em Novembro do ano passado.

 

O jovem avançado sérvio é um jogador já bastante desenvolvido fisicamente. Com o seu 1,89 m e os seus 82 kg, tenta usar muito isso em seu proveito durante o jogo, quer seja a ganhar os duelos físicos ou a guardar a bola dos seus adversários. Também tem uma boa impulsão, que alimenta o seu forte jogo de cabeça. É um daqueles daqueles típicos números 9, em que o seu jogo é baseado no que consegue fazer dentro da área e que de resto pouco dá ao futebol da equipa, tendo dificuldades nas restantes vertentes e isto faz com que esteja muito tempo alheado do jogo. Dentro da área, movimenta-se e finaliza bastante bem. Tanto com pé direito - o mais forte - ou pé esquerdo, procura sempre a finalização. Gosta muito de fazer o movimento de pivot, pedindo a bola para a segurar e esperar pelos apoios, mas precisa de não perder tantas vezes a frente, pois mesmo com o seu porte físico, deixa-se antecipar muitas vezes.

 

Não é dotado de grande técnica, mas também não é tosco. Joga bem em toques curtos, movimentando-se depois para a baliza. Tem muitas dificuldades com a linha de fora de jogo, pois são inúmeras as vezes que é apanhado em posição irregular, precisando de melhorar essa vertente. Também as recepções de bolas não são muitas vezes as melhores, fazendo com que depois o segundo toque já seja feito com mais dificuldade. Sendo a referência ofensiva, não pode perder tantas vezes a bola depois de ser servido pelos colegas, já que isso irá trazer enormes dificuldades para a sua equipa.

 

 

O movimento de receber e guardar, mas depois perde várias vezes a frente ou deixa-se antecipar.

 

 

Muito espaço para receber e fazer jogar, mas dá de primeira. Quando depois volta a receber, faz um mau passe.

 

 

O bom jogo de cabeça que tem, marcando aqui um golo.

 

 

Não deixar o defesa ganhar-lhe a frente, dar logo de cabeça para o médio e seguir para a área.

 

 

Recuperar a bola com o seu porte físico, depois guardar e entregar ao colega de equipa.

 

 

Dar em esforço para o médio e depois muito bem a fazer o movimento nas costas do defesa.

 

 

Duas vezes que recebe o passe longo e faz jogar.

 

 

Vir dar o apoio frontal, entregando logo o passe curto.

 

 

Receber, rodar e progredir com a bola no pé.

 

 

Bom movimento, tentando finalizar com o pé esquerdo. Depois volta a recuperar e com uma bela jogada passa pelos defesas e remata à baliza.

 

 

Diagonal e tentativa de finalização.

 

Ivan Šaponjić é um bom finalizador, mas precisa de evoluir muito o resto do seu jogo, deixando de ser tão rudimentar como ainda é. O seu porte físico fará a diferença sempre que jogar com alguém da sua idade, mas subindo um pouco a dificuldade, ele baixará muito de rendimento. Claro que já está a um bom nível mediante a sua idade, pois foi presença assídua na equipa principal do seu clube. Não lhe vejo assim um potencial e talento tão grande como outros jogadores sérvios que chegaram ao Benfica ou que estejam a ser falados como possíveis reforços, mas caso evolua nas muitas coisas que lhe faltam, pode vir a ser uma agradável surpresa.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:22


6 comentários

De Gonçalo a 16.01.2016 às 17:40

Sempre me pareceu que a verdadeira intenção desta contratação é a de atrair o Jovic, o alvo real. E depois de ler esta boa análise mais fico com essa ideia. Atentemos às declarações recentes de Jovic - "era um sonho fazer dupla com Saponjic" - e mais ainda as contratações do irmão do Matic e do Markovic, por exemplo, em processo muito semelhantes. Se assim for, nada contra, até porque nos dois casos que falo resultou em cheio. Se no entretanto Saponjic se revelar útil, melhor ainda, assim lhe seja dada uma real oportunidade, o que como profissional merece sempre, mesmo sendo apenas uma contratação estratégica de atrcação de um outro jogador.

De R_9 a 18.01.2016 às 17:22

Boas Gonçalo,

Eu a apostar em se atrair alguém, penso que tem a ver com o Zivkovic e não com o Jovic. Não me importava que viessem os dois, mas algo me diz que pode ter sido por causa do extremo do Partizan. Vamos ver se estarei certo. ehehe

Abraço

De jorgen80 a 16.01.2016 às 19:03

Excelente análise.
Não me parece nada de extraordinário. Como este, temos nós na formação.

De R_9 a 18.01.2016 às 17:24

Obrigado, Jorge.

Estaria a mentir se dissesse que fiquei entusiasmado, mas a verdade é que não me impressionou. Vamos ver o que sai daqui.

De bcool973 a 18.01.2016 às 10:26

Boas Pinheiro,

Basicamente é um jogador da década de 80 e 90 do século passado.
Se for para atrair um jogador melhor, não acho que faça sentido um contrato tão alargado. Se for um jogador para ser aposta, então é verdadeiramente estranho a sua contratação.

Em Penafiel pareceu ser um peixe fora de água, mas enfim, a equipa B está tão errada que vimos o João Carvalho a suplente do João Teixeira e o Pedro Rodrigues a suplente da dupla Lystcov/Dawidowicz.

Gostava que, se possível, desses uma olhada a equipa B, pois parece-me que está numa trajectória de descida sem que o actual treinador mostre capacidade de a inverter.

Outra coisa, mais técnica, tem a ver com o peso do site. Não haverá uma forma de terem na página principal só um parágrafo referente a cada artigo e ao clicar abrir uma nova página só com o artigo? Penso que assim se tornaria menos pesado.

Um abraço e continuação de boas análises.

De R_9 a 18.01.2016 às 17:29

Boas bcool,

Sobre a equipa B, queria ver se escrevia algo esta semana. Já tinha pensado nisso, mas não tenho tido o tempo que queria. Está praticamente tudo errado por ali e podem estar a destruir algo que podia ser muito bom. Infelizmente, não vi o jogo, mas li sobre as invenções do Hélder.

Quando ao Saponjic, tem ainda muitas debilidades. Como já disse noutro comentário, parece-me que isto tem algo a ver com o Zivkovic. Vamos ver se se confirma.

Essa questão técnica vai ser feita logo, por quem percebe disso por aqui. Já tínhamos pensado nisso, mas como não encontrámos outra solução melhor, vai estar assim o blogue, ficando bem mais leve. :)

Grande abraço.

Comentar post



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D