Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Análise a André Horta

por R_9, em 02.06.16

 

Embora, há algumas semanas atrás, o presidente do Vitória de Setúbal já tivesse confirmado o acordo com o Benfica, só ontem se tornou oficial. Depois de, em 2012, André Horta ter saído dos Juvenis do Benfica para Setúbal, o jovem médio está de regresso ao clube onde passou vários anos da sua formação, e também ao clube do seu coração.

 

Ele nunca escondeu que o Benfica continuou sempre a ser o seu clube mesmo que, eventualmente, tenha sentido alguma mágoa perante a dispensa na formação. Presença habitual nos pavilhões da Luz, demonstra sempre muito amor ao nosso clube. Não tenho a mínima dúvida que é um de nós e sentirá o símbolo que trará ao peito como poucos.

 

Foi das maiores revelações da Liga NOS, apresentando um nível individual bastante alto para um jovem de 19 anos, num campeonato como o nosso. André Horta é irmão de Ricardo Horta que joga no Málaga e que também passou na formação do Benfica. Costuma haver muita discussão sobre qual dos dois tem mais qualidade, mas a minha opinião é de que o André tem mais potencial, qualidade e também uma maior margem de progressão que o irmão.

 

De meias sempre em baixo e ligado à corrente durante os 90 minutos, é um médio ofensivo que pode desempenhar também as funções de médio centro, e penso que será a 8 que se fixará com o passar do tempo. Fisicamente é muito franzino, o que lhe faz perder muitos duelos corpo a corpo e perder vários lances, mas é dotado de uma grande agilidade e com um centro de gravidade bem baixo. Ter uma estatura baixa, também o faz perder praticamente todos os duelos aéreos que disputa, o que acaba por ser normal. É muito irrequieto e tem um grande raio de acção, aparecendo em muitas zonas do campo ao longo dos 90 minutos. Tem uma excelente relação com a bola quer ao nível das recepções, do toque de bola, do drible, da condução e do passe. Sai muito bem de espaços curtos e é bom a proteger a bola, tendo um drible curto bastante interessante. Não se esconde, gosta de ter o esférico, sem ter problemas em assumir as despesas.

 

É um jogador que com a bola gosta de progredir no campo, quebrando as linhas adversárias. Pragmático, gosta de jogar simples em passes curtos e combinações, sendo bom no passe, apesar de precisar de apurar o timing de soltar a bola e para onde o fazer. Tem uma coisa muito boa: as recepções orientadas, recebendo muitas vezes para orientar a bola para o momento que já pensou em fazer na sequência, o que lhe poupa segundos precisos, sendo que prefere jogar a bola no chão, e não andar com passes longos pelo ar. Anda sempre por diversas zonas do campo, a tentar ser solução. Gosta dos movimentos de ruptura sem bola nas costas da defesa contrária - talvez este movimento acontecesse também muito devido aos insistentes pedidos de Quim Machado - e de procurar o espaço entre linhas na frente da defesa, mas precisa de melhorar os lugares que vai pisar, ou desgastar-se-á muito nesta incessante busca que depois não é servida ou necessária. Temporiza muito bem e não é fácil roubar-lhe a bola sem ser nos duelos onde entra a parte física. Precisa de melhorar o seu posicionamento defensivo, principalmente sem bola, onde muitas vezes fica algo perdido em campo.

 

Gosto muito deste tipo de contratações do Benfica e fiquei bastante contente com a oficialização deste negócio. É um jogador que me agrada muito e em quem vejo potencial para crescer mais e mais. Não me parece que pegue já de estaca na equipa principal, precisando de entrar aos poucos, mas a qualidade está toda lá. Vamos ver como reagirá a este nível de exigência maior e a uma pressão mais elevada. E, claro, ser jogador/adepto ajudará, será como se uma parte de nós, que sofremos por este clube, esteja ali representada. Só isso não o ajudará em campo, mas a verdade é que será também fundamental.

 

* Na impossibilidade de colocar aqui os gifs, devido ao problema dos direitos televisivos, e que serviriam de suporte ao artigo como tem sido habitual, terei de colocar dois vídeos que estão no Youtube.

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:32


8 comentários

De R_9 a 03.06.2016 às 21:16

Boas Vasco,

Não acho, porque ao contrário do Joãozinho, o Horta acho que se fixará a médio centro.

Sobre o João, gosto muito dele, mas não o quero ali num meio-campo a 2, já que ali não colocaria em prática muita coisa em que é bom. Ele pode jogar em qualquer ala ou atrás do avançado e será competente em qualquer das posições. Tem muita qualidade, tem um talento absurdo e se entrar num contexto forte, com a equipa a ter boas rotinas, ele irá maravilhar. Temos sempre de ter em conta o contexto, basta ver o que aquele contexto pior trouxe de rendimento imediato das características do Renato. No João, iria acontecer o contrário, parece-me. Gosto muito dele como já disse, é especial.

Pertence aquela que é talvez a geração com mais qualidade de sempre do CFC. Juntar Rúben, Ferro,Yuri, Pedro Rodrigues, Guga, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho na mesma equipa é muito forte. Basta ver que a selecção nacional desta geração é praticamente toda com 11 titulares do Benfica, mais um ou dois um ano mais novos.

Abraço.

De Edson Arantes do Nascimento a 04.06.2016 às 00:12

Gosto muito do João Carvalho, na minha opinião tem um talento incrível. É um dos melhores jogadores que passou pela formação do Benfica nos últimos anos, que me lembre, é um miúdo diferente. Olho para ele como olhei um dia para o Bernardo Silva. Espero que o saibamos potenciar como merece. E acho que está a chegar a altura certa.

Comentar post



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D