Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Talento renovado

por P1nheir8, em 13.07.15

 

O Benfica anunciou hoje que ia haver uma grande novidade sobre o futebol profissional. Quando todos pensavam em contratações, a novidade foi a renovação de 4 jovens jogadores. Nélson Semedo, João Teixeira, Raphael Guzzo e Nuno Santos renovaram os seus contratos até 2021, com cláusula de rescisão no valor de 45 M de euros.

 

Destes 4 jogadores, creio que Nélson Semedo e João Teixeira serão aqueles que mais oportunidades terão esta época na equipa principal do Benfica. Gonçalo Guedes e Lindelöf serão outros dois jogadores que também poderão ter lugar no plantel de 25 jogadores do Benfica.

 

Nélson Semedo é um lateral que chegou ao Benfica em 2012, proveniente do Sintrense. É um jogador que pode fazer outras posições, mas é a lateral direito que se tem fixado e rendido mais. Rui Vitória disse que tem soluções internas para substituir Maxi Pereira, essa solução no imediato parece ser Sílvio, com Nélson Semedo a servir de reserva. É um jogador que fez uma grande época no Benfica B, um lateral que ataca muito bem, conseguindo constantemente ganhar duelos individuais aparecendo embalado pela ala. Defensivamente ainda tem vários problemas, que precisam de ser corrigidos para dar mais garantias. Não acho que dê garantias para ser já o titular do Benfica, mas está aqui um jogador que pode ser útil ao Benfica no futuro, caso seja aproveitado.

 

João Teixeira foi um jogador que brilhou na pré-época do Benfica do ano passado, mas que depois e inexplicavelmente, não teve oportunidades a sério na equipa principal durante a época, jogando apenas 3 minutos num jogo da Champions que já para nada contava. Isto é explicado pelo grande complexo que o anterior treinador do Benfica tinha com os jogadores da formação benfiquista, quer muitos queiram ou não ver, foi uma realidade. Não é o único culpado, mas o principal. João Teixeira é um jogador muito refinado com a bola, tem boa técnica, e que pode actuar em qualquer das posições do meio-campo, sendo a 8 que mais pode render. Precisa de ganhar mais alguma intensidade e perder alguns tiques que ainda tem.

 

Raphael Guzzo é um jovem jogador formado no Benfica, que desde cedo deu nas vistas na formação, mas depois foi-se um pouco abaixo. Renasceu no Chaves, onde esteve emprestado na época passada, sendo um dos melhores jogadores da 2ª Liga. É um 8 com qualidade técnica, grande capacidade de passe, mas fisicamente e tacticamente precisa ainda de crescer para ser melhor sucedido a nível sénior. Fez um grande Mundial de Sub-20, sendo provavelmente o melhor jogador de Portugal, ficando inexplicavelmente no banco no jogo dos quartos-de-final. É um jogador que precisa de jogar, ficar na B alternando com a equipa A, ou ser emprestado a uma equipa de 1ª Liga, o que até acho que seria uma boa solução. O mesmo pode acontecer com Nuno Santos, pois a concorrência é muita neste momento no plantel do Benfica e talvez lhe fizesse bem um ano de empréstimo (sem opção obrigatória de compra). Nuno Santos é um extremo que pode jogar em ambos os lados, com um grande pé esquerdo, capaz de tirar grandes cruzamentos e com uma assinalável veia goleadora. Foi dispensado do Porto quando subiu a júnior, brilhando depois no Rio Ave, clube ao qual o Benfica o contratou.

 

Agora é ir apostando nestes jovens, claro que não estou a pedir que sejam titulares, e que a equipa seja feita apenas com jogadores da formação, pois isso não é viável numa equipa que quer ganhar. Só têm de ter a oportunidade de se mostrar, e caso agradem devem ser opções para o Benfica assim como se faz com outros. Há que tentar criar um equilíbrio, não contratar 10 jogadores onde apenas dois são verdadeiros reforços até porque o talento não nasce só nas árvores dos outros clubes. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:49








Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D