Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Análise a Raúl Jiménez

por R_9, em 13.08.15

 

Depois de na semana passada ter oficializado a contratação de Kostas Mitroglou, hoje foi o dia em que o Benfica oficializou a contratação de Raúl Jiménez. O avançado mexicano chega do Atlético Madrid, depois de anteriormente ter brilhado no América do México.


Jiménez é um jogador bastante alto. Mede 1.90m, e isso traz-lhe várias vantagens no seu jogo. O que ele no México mostrou foi, que apesar da sua altura não é um daqueles avançados posicionais, daqueles que apenas conseguem jogar dentro da área e que não dão nada à sua equipa fora dela, apesar de ser aí que marcou a diferença. Sempre foi capaz de vir buscar jogo, de ir à linha buscar bola, ou recuar no terreno, sendo móvel e rápido. 

 

 

Podemos ver aqui a forma rápida como ele corre o campo todo, ganhando mesmo metros a todos os jogadores, e depois finalizando bem perante o guarda-redes.

 

 

Na área sempre mostrou uma boa capacidade de desmarcação, sendo muito difícil de marcar. Para além de se movimentar bem, conseguia ganhar grande parte dos duelos de cabeça na área, e depois a sua muito boa técnica de cabeceamento levou-o a marcar muitos golos de cabeça no futebol mexicano. Mostrou ter finalização fácil, sendo frio na cara do guarda-redes. Contudo, o futebol mexicano é bem diferente do futebol europeu. Lá existe muito menos rigor e qualidade táctica, o jogo é mais vertiginoso e com mais espaços, com qualidade mais baixa dos intervenientes - apesar do campeonato mexicano devido aos seus altos salários ter vários bons jogadores - e é jogado com mais coração do que com cabeça. 

 

 

Aqui temos demonstrado a boa técnica de cabeceamento que ele tem.

 

 

Uma das melhores coisas que Jiménez mostrou, é a sua excelente técnica de bater grandes penalidades. Utiliza a fórmula que Mendieta usou no passado, ou que Eden Hazard utiliza. Sempre olhos no guarda-redes e nunca na bola, até o guarda-redes decidir ir para um lado antes de ele bater e assim ele coloca no outro. É extremamente mecanizada, a distância para a bola é medida criteriosamente até à linha da grande área, alguns passos para a esquerda, e partida para a bola com os passos devidamente contados até à altura do remate, sem colocar os olhos na bola antes de rematar. Acredito que tenha passado muitos meses a treinar isto, pois não é nada fácil.

 

  

Em 14/15, e antes de se transferir para Espanha, marcou 4 golos em 4 jogos pelo América. No Atlético Madrid acabou por não ser tantas vezes utilizado como ele esperaria, apesar de no início ter feito vários jogos a titular, inclusive o jogo no Santiago Barnabéu, frente ao Real Madrid. Depois dos 4 primeiros jogos onde foi titular em 3, só voltou a ser titular em mais um jogo no campeonato, sendo 17 vezes suplente utilizado e tendo marcado um golo. Na Liga dos Campeões apenas fez 24 minutos, ao saltar do banco no jogo contra o Olympiakos. Na Taça do Rei foi titular em dois jogos, mas não marcou qualquer golo. 

 

Dos poucos jogos que fez a titular pelo Atlético, fui observar mais incisivamente dois. O jogo contra o Real Madrid no Santiago Barnabéu na 3ª jornada do campeonato, e o jogo contra o Celta Vigo na 4ª jornada, onde foi titular em ambos. O jogo contra o Real Madrid foi muito difícil, ainda para mais quando se chega do campeonato mexicano. A equipa jogou quase sempre em bloco muito baixo, procurando saídas em contra-ataque. Jiménez deu muita luta aos centrais do Real, mas não deu para ver muito mais que isso.

 

Já o jogo contra o Celta Vigo foi diferente, e é nesse que me vou centrar. Jiménez, assim como fazia no México, demonstrou uma grande mobilidade na frente, fazendo dupla de ataque com Antoine Griezmann. Apesar de estar a jogar a ponta-de-lança, não teve problemas em procurar outros espaços do terreno, e depois sim, movimentar para a área. Mostrou também que consegue fazer jogar, vir receber e depois dar a bola jogável para os seus companheiros. Nota-se que se movimenta bem na área, tentando ultrapassar os defesas com as suas movimentações. É um jogador que procura quase sempre o 2º poste nas mais variadas situações, quer lances de ataque, quer bolas paradas. Acabou mesmo por marcar um golo de cabeça, após uma bela cabeçada, mas que foi anulado por fora de jogo.

 

Mostrou ter dificuldades em decidir bem, quando é preciso tomar aquela decisão do último passe, decidiu várias vezes mal. Também perdeu várias bolas para os centrais, perdendo aí os duelos físicos, quer seja ao deixar-se antecipar ou tentar rodar e depois não conseguir ficar com a bola. Lances em que a equipa jogava mais longo para ele segurar a bola e a equipa chegar as linhas à frente, ele não o conseguiu fazer com sucesso várias vezes. Estava também um pouco nervoso, os adeptos não ajudaram, assobiando mesmo alguns lances em que ele participava e que não davam em nada. Não caiu nas boas graças dos adeptos e isso foi notório neste jogo.

 

Passemos a alguns lances dele no jogo.

 

Lance de ataque da sua equipa. Encosta-se na esquerda para receber a bola, levanta a cabeça, fazendo um grande passe para o lado contrário, onde aparece o lateral para aproveitar o espaço.

 

 

Aqui mostra que consegue ser rápido enquanto leva a bola em velocidade. Não é tosco nenhum, leva a bola bem colada aos pés em velocidade, ultrapassando os adversários e depois entregando a um colega.

 

 

A típica movimentação que ele faz dentro da área. Sempre mais chegado ao segundo poste, fazendo depois a diagonal para tentar atacar a bola, ultrapassando a marcação do defesa.

 

 

Boa movimentação que faz para receber a bola, mas depois falha na entrega, não se entendendo com o colega. O tal problema que falei, onde ele teve dificuldades neste jogo quando tinha de decidir o último passe.

 

 

O típico lance que perdeu para o defesa. Movimenta-se na linha para receber bola, tentando logo rodar, mas assim que o defesa lhe mete o corpo à frente, perde logo o lance. Perdeu também muitos duelos por antecipação dos defesas, perdendo a frente do lance.

 

 

Acho Raúl Jiménez um bom jogador, apesar de ainda ter algumas fragilidades para o futebol europeu. Nota-se que é um avançado que pode ter muitos golos, mas que teve muitas dificuldades na adaptação ao futebol em Espanha. Tem um muito bom jogo de cabeça, boa capacidade de se movimentar e finaliza bem. Precisa é de ser bem alimentado pela equipa, para fazer a diferença em zonas de finalização e marcar. Isto vale para ele e para os outros avançados do Benfica, já que com o futebol praticado até agora, nenhum resolverá nada. Tudo isto faz com que se adapte a qualquer táctica, quer jogue com outro avançado ou sozinho na frente, apesar de achar que pode render mais com alguém junto a ele, e mediante estas contratações, o Benfica deve jogar mesmo com dois avançados. Falhou em Espanha, é um jogador desvalorizado e em baixo, mas aqui o contexto será sempre outro, e o nível é bem mais baixo, podendo marcar a diferença se a sua adaptação for boa. Se o valor de compra for 9 M de euros por 50% do passe, acho um exagero tremendo, se for os 3 M de euros também falados, acredito que seja um bom negócio para o Benfica. Jonas, Mitroglou e Jiménez são excelentes opções para a nossa realidade, com muita qualidade individual, vamos ver no que Rui Vitória consegue transformar isto colectivamente. O tempo o dirá.

 

Nota: Alguns gifs então mais rápidos que a velocidade normal, devido a questões técnicas, mas isso vale tanto para o Jiménez como para os adversários.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:54


3 comentários

De R_9 a 13.08.2015 às 22:43

Muito obrigado! É para isso que cá estamos. :)

De Chronos a 14.08.2015 às 12:31

E espero que continuem. Bons posts bom blog!

Comentar post



Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D