Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Análise a Alex Grimaldo

por P1nheir8, em 29.12.15

 

Alejandro Grimaldo García é o novo reforço do Benfica. O lateral esquerdo chega do Barcelona B - onde era o capitão da equipa - assinando um contrato válido até 2021. O jovem jogador espanhol desde muito cedo deu nas vistas e foi falado no mundo do futebol. Foi no Valência que começou a dar os primeiros toques na bola, onde jogava a médio. Saiu depois em 2008 para o Barcelona, onde esteve até aos dias de hoje. Foi um autêntico saltador de etapas na equipa catalã, jogando sempre em escalões superiores ao que seria normal na sua idade. Por exemplo, estreou-se pelo Barcelona B a 4 de Setembro de 2011, quando ainda nem 16 anos tinha feito. A partir da temporada 2012/2013 começou a ser presença assídua na equipa B, mas em Janeiro de 2013 aparece uma grande contrariedade para a sua evolução. Em jogo contra o Hércules, tem uma lesão gravíssima - rotura do ligamento cruzado no joelho direito -, ficando assim muito tempo afastado dos relvados, voltando apenas já a meio da temporada 2013/2014. Depois de voltar, tem sido indiscutível da equipa B blaugrana, contabilizando até hoje 95 jogos pela equipa. Aos 16 anos, foi também Campeão Europeu Sub19, quando em 2012 a sua selecção venceu o Europeu na Estónia. Foi titular o torneio todo, sendo por exemplo, Bernat - que joga agora no Bayern - suplente. Ao seu lado, jogavam nomes como Deulofeu, Paco Alcácer, Jesé Rodriguez, Óliver Torres, Suso ou Saúl Ñíguez. Nessa prova, enfrentou a selecção de Portugal, que contava com André Gomes, João Mário, Bruma, Ivan Cavaleiro, João Cancelo ou Tiago Ilori. 

 

Por tudo o que foi descrito, sempre prometeu muito, sendo apontado por muita gente como o futuro defesa esquerdo da equipa principal do Barcelona e até da selecção espanhola. Contudo, penso que o salto qualitativo necessário para isso acontecer, nunca chegou e, por isso, ficou sempre na equipa B. Acredito que aquela lesão no joelho numa fase tão importante, tenha atrasado muito a sua evolução, já que é bastante grave, complexa e leva muito tempo de recuperação. Quando aconteceu, já era quase certo que na época seguinte ia fazer a pré-época com a equipa principal. É um jogador bastante querido pelos adeptos blaugranas e muitos discordam da venda, achando que já devia ter sido aposta na equipa principal, sendo o suplente do titular - Jordi Alba. 

 

Alex Grimaldo é um lateral esquerdo com grande capacidade técnica e com aquela típica escola do Barcelona. Ofensivamente, consegue dar muito ao jogo da equipa ao longo dos 90 minutos. Tanto é capaz de dar largura no corredor e ganhar a linha, como de fazer movimentos interiores, com bola ou sem bola, causando desequilíbrios nas equipas adversárias. Tem uma muito boa capacidade de passe e de visão de jogo, tentando que a bola seja sempre passada com qualidade para o melhor lugar e dar assim continuidade à jogada. Quando ganha a linha, cruza também bem. Os lances de bola parada são uma das suas melhores qualidades. Quer cantos, livres laterais ou livres directos, é com muita qualidade que coloca a bola. É bom no um para um, jogando mais com toques curtos técnicos e não com dribles em velocidade.

 

Fisicamente, não é um jogador forte. É bastante franzino - o que lhe dá uma boa agilidade - e é baixo. A nível de velocidade, é um jogador bastante aceitável, sendo que com a bola no pé consegue progredir com bastante qualidade. No um para um defensivo tem alguns problemas, principalmente por não se posicionar muitas vezes adequadamente para disputar os lances. Também é possível verificar várias falhas que tem em manter a linha defensiva, baixando demasiado e não estando onde deveria estar. Gosta de assumir o jogo e ter bola, não se escondendo nunca. 

 

 

Três exemplos da boa capacidade de passe.

 

 

Dar largura pelo corredor e depois cruzar para a área.

 

 

Alguns lances no um para um defensivo.

 

 

Progredir bem com a bola no pé e depois passe interior para o médio.

 

 

O problema que por vezes demonstra em estar bem posicionado.

 

 

Os lances de bola parada, onde é muito bom.

 

 

Ganhar a linha e depois bom cruzamento.

 

 

Ultrapassar o adversário e depois mais um cruzamento para a área.

 

 

Muito forte com a bola no pé, mas depois falha o passe.

 

 

Mais um lance onde demonstra a boa capacidade técnica.

 

Penso que Grimaldo é um bom jogador e foi um excelente negócio. Tanto desportivamente, como financeiramente. Tem muito talento e apesar de não ser ainda aquilo que tanto prometeu, é, claramente, uma melhoria relativamente a qualquer lateral esquerdo do plantel. Trará coisas diferentes ao jogo do Benfica que por vezes tanto faltam. Vamos ver como se adapta à nossa realidade e a uma primeira divisão, embora a qualidade de grande parte dos jogadores que enfrentará não seja muito diferente daquilo que está habituado ao longo dos últimos anos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:28


5 comentários

De PP a 29.12.2015 às 15:29

Ainda é um projecto de jogador. Mas tem tudo para o sê-lo. Que o consiga sê-lo no Glorioso, é tudo o que esperamos.

Boa análise. Abraços

De Perfeito Correia a 30.12.2015 às 02:02

Feliz Ano Novo a todos.
Tenho a dizer, que, com a falta de princípios de treino e de esquema de jogo, do actual treinador do Nosso Benfica, adquiri a ideia de que seja o jogador que vier para (reforçar) o plantel, nada mudará!
Pior ainda: alguns jogadores (que com outros treinadores, até apreciam bons) parecem uns perna-de-pau.
Infelizmente, é o que eu creio que vai acontecer a este e a mais alguns que venham para o Glorioso.

Viva o >Benfica !

De Perfeito Correia a 30.12.2015 às 02:03

Viva o Benfica!

De GinBlossom a 30.12.2015 às 13:50

a tua análise está correcta. não tenho a mínima dúvida que será uma grande mais-valia. surpreendeu-me ver muitos adeptos chocados por se ir buscar o Grimaldo e não se apostar no Rebocho. daqui a pouco tempo vão ver a pechincha que foi. contudo, ainda tenho algumas dúvidas quanto ao seu processo defensivo, nomeadamente no posicionamento, como frisaste.

De jorgen80 a 31.12.2015 às 19:52

Boa análise dos dois jogos do Grimaldo.
Só tenho dúvidas na parte defensiva; ofensivamente, dará imenso ao Benfica.
Veremos como se adapta a uma clube da dimensão do Benfica e em competições como a Champions.
Mas até pelas entrevistas, que dá, parece-me um jogador que lida bem com a pressão. Muito assertivo no conteúdo.

Comentar post








Sobre nós

Do futebol ao hóquei, do basquetebol ao voleibol, uma visão livre, imparcial e plural do Sport Lisboa e Benfica.



Contacte-nos por e-mail


Licença Creative Commons


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D